sábado, 5 de março de 2011

Alarme: Os preços dos alimentos a nível mundial batem novo recorde


Os preços dos alimentos a nível mundial aumentaram pelo oitavo mês consecutivo em Fevereiro, com os preços de todas as matérias – primas aumentando novamente, excepto o açúcar, como pode ser visto pelo gráfico que retrata o índice de preços da FAO-UN, a Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas.
Quais os factores que estão a levar os preços dos alimentos a baterem níveis recorde? É a pergunta que muita gente faz atualmente… São os eventos meteorológicos extremos e a desregulação das estações climatéricas, fruto das alterações climáticas, agravado pelos preços crescentes do petróleo, a crescente procura por alimentos a nível mundial e a mudança de dietas nos países emergentes, e, para piorar a situação, a escala da produção de biocombustíveis. Todos estes fatores, conjugados com uma diminuição da oferta de matérias-primas agrícolas, só podem dar em aumento de preços.
Segundo relatos da FAO, “é esperada uma diminuição da oferta de cereais e um aumento da procura, em 2011, conjugada com uma redução dos stocks de 2010 em relação a 2009. A escalada louca dos preços do petróleo, do qual ainda somos muito dependentes, tanto a nível agrícola como a nível de produção industrial, tem complicado ainda mais a situação. Tudo isto adiciona ainda mais incerteza sobre as perspectivas de preços, uma vez que as plantações em algumas das principais regiões produtoras estão prestes a começar."
A não ser que os preços do petróleo baixem e a procura se ajuste à oferta, o mais provável é os preços subirem ainda mais antes de começarem a descer.

Sem comentários:

Enviar um comentário