sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Resíduos: da ameaça à oportunidade

A acumulação irregular e desproporcionada de resíduos, em locais públicos, constituí uma ameaça para os solos, ar e para a saúde pública, é uma problemática que tem que ser estancada e combatida. É deveras deprimente observar, tantas vezes por esse país fora, a panóplia de lixeiras a céu aberto, que tanto desconforto causam e tão nocivas são.
É por isso urgente proceder-se à implementação de acções de sensibilização e consciencialização, com o objectivo de abolir este tipo de calamidade, envolvendo de forma mais activa os cidadãos neste tipo de questões.
De igual modo é necessário mudar toda a abordagem referente à recolha, gestão, tratamento e valorização de resíduos urbanos.
É necessário ser mais abrangente em relação à disposição de pontos de recolha de resíduos, ser mais eficiente ao nível da gestão e encaminhamento do mesmo, assim como apostar fortemente na valorização energética e reforçar o enfoque na reciclagem e reutilização. É também necessário acabar de uma vez por todas com os aterros, que actualmente estão a 94% da sua lotação máxima, e proceder ao investimento na construção de centrais de tratamento e valorização de resíduos.
Um aspecto importante no meio de tudo isto, e que se torna extremamente pertinente abordar, é a necessidade de apostar fortemente na produção de Combustíveis Derivados de Resíduos, os quais podem ser utilizados com enorme eficácia em máquinas agrícolas ou no sector dos transportes públicos, reduzindo o impacto ambiental derivado dos combustíveis fósseis, ao mesmo tempo que geraria oportunidades e ganhos económicos no que à gestão de resíduos concerne.
Por tudo isto é urgente mudar toda a abordagem que temos para com os resíduos, levar a cabo uma melhor gestão dos mesmos, reforçar os processos de transformação, erradicar a sua deposição em aterros, e acima de tudo potenciar a valorização energética, deste modo os resíduos deixarão de ser uma ameaça, passando a ser uma oportunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário