quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Impacto de uma cultura empresarial de sustentabilidade no comportamento e desempenho corporativo


As empresas e investidores que estão a integrar a sustentabilidade nos seus negócios estão a constatar que este facto aumenta os proveitos das empresas no longo prazo. Experiências e pesquisas demonstram que a adopção de métodos e práticas sustentáveis por parte das empresas proporcionam quatro tipos de benefícios:

- Desenvolver produtos e serviços sustentáveis pode aumentar os proveitos da empresa, reforçar a imagem e a substância da sua marca, e aumentar a sua posição competitiva, à medida que o mercado cada vez mais recompensa as atitudes empresariais ambientalmente e socialmente sustentáveis.

- A adopção de práticas de produção, gestão da cadeia de abastecimento, consumos de recursos e práticas motivacionais de recursos humanos sustentáveis podem também ajudar as empresas a pouparem dinheiro através da redução de resíduos produzidos e do aumento da eficiência energética na cadeia de abastecimento, e através do reforço das práticas de valorização do capital humano, de maneira a que as taxas de retenção aumentem e os custos com o recrutamento e formação de novos colaboradores diminuam.

- O simples foco nas métricas ambientais, sociais e de governação (ASG) permite às empresas atingirem altos padrões de confiança e um risco mais controlado ao nível da gestão, desde que tenham uma percepção mais holística das questões respectivas que afectam o seu tipo de negócio.

- Benefícios financeiros, tais como menor custo da dívida e menores restrições de acesso ao capital, uma vez que através da gestão sustentável, condutora à redução de desperdícios, à diminuição do impacto ambiental, à eficiência e racionalidade da utilização de recursos e a uma melhor performance operacional, gera-se maior confiança por parte do mercado, reduzindo o risco associado à empresa.

As empresas que adoptaram práticas como a redução de desperdícios, aumento da segurança e eficiência da cadeia de abastecimento, aumento da eficiência energética, racionalização no que toca à utilização de recursos e fortes programas de motivação de recursos humanos revelaram uma melhor performance em relação às suas pares, que em vez disso se focam nos resultados imediatos, na gestão ineficaz, na desresponsabilização e na utilização não mensurada e desregulada de recursos.

Citando um estudo da Escola de Gestão de Harvard, publicado no último mês (http://www.hbs.edu/research/pdf/12-035.pdf), foi efectuado um acompanhamento de 180 empresas durante 18 anos. As 90 empresas que adoptaram políticas ambientalmente e socialmente responsáveis, ao longo desse período, obtiveram um desempenho, tanto em termos de capitalização de mercado como em termos de valor contabilístico, em média 42% superior às restantes 90 com um modelo de gestão pouco criterioso e rigoroso em termos ambientais e sociais.

Como Benjamin Franklin, famoso político e embaixador americano da era do Iluminismo, tão assertivamente, uma vez disse: “Vocês podem adiar as medidas importantes a implementar, mas o tempo não vai adiar, e tempo perdido nunca é encontrado novamente.” Nos dias que correm temos uma oportunidade única para mudar as rotinas, optando por uma gestão mais sustentável, mais amiga do ambiente e do ser humano.

À medida que enfrentamos um ponto de inflexão na economia global e a nível ambiental, o imperativo para a mudança nunca foi tão grande.

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