Impacto
de uma cultura empresarial de sustentabilidade no comportamento e desempenho
corporativo
As empresas e investidores que estão a integrar a
sustentabilidade nos seus negócios estão a constatar que este facto aumenta os
proveitos das empresas no longo prazo. Experiências e pesquisas demonstram que
a adopção de métodos e práticas sustentáveis por parte das empresas
proporcionam quatro tipos de benefícios:
- Desenvolver produtos e serviços sustentáveis pode
aumentar os proveitos da empresa, reforçar a imagem e a substância da sua
marca, e aumentar a sua posição competitiva, à medida que o mercado cada vez
mais recompensa as atitudes empresariais ambientalmente e socialmente
sustentáveis.
- A adopção de práticas de produção, gestão da cadeia de
abastecimento, consumos de recursos e práticas motivacionais de recursos
humanos sustentáveis podem também ajudar as empresas a pouparem dinheiro
através da redução de resíduos produzidos e do aumento da eficiência energética
na cadeia de abastecimento, e através do reforço das práticas de valorização do
capital humano, de maneira a que as taxas de retenção aumentem e os custos com
o recrutamento e formação de novos colaboradores diminuam.
- O simples foco nas métricas ambientais, sociais e de
governação (ASG) permite às empresas atingirem altos padrões de confiança e um
risco mais controlado ao nível da gestão, desde que tenham uma percepção mais
holística das questões respectivas que afectam o seu tipo de negócio.
- Benefícios financeiros, tais como menor custo da dívida
e menores restrições de acesso ao capital, uma vez que através da gestão
sustentável, condutora à redução de desperdícios, à diminuição do impacto
ambiental, à eficiência e racionalidade da utilização de recursos e a uma
melhor performance operacional, gera-se maior confiança por parte do mercado,
reduzindo o risco associado à empresa.
As empresas que adoptaram práticas como a redução de
desperdícios, aumento da segurança e eficiência da cadeia de abastecimento,
aumento da eficiência energética, racionalização no que toca à utilização de
recursos e fortes programas de motivação de recursos humanos revelaram uma
melhor performance em relação às suas pares, que em vez disso se focam nos
resultados imediatos, na gestão ineficaz, na desresponsabilização e na utilização
não mensurada e desregulada de recursos.
Citando um estudo da Escola de Gestão de Harvard,
publicado no último mês (http://www.hbs.edu/research/pdf/12-035.pdf),
foi efectuado um acompanhamento de 180 empresas durante 18 anos. As 90 empresas
que adoptaram políticas ambientalmente e socialmente responsáveis, ao longo
desse período, obtiveram um desempenho, tanto em termos de capitalização de
mercado como em termos de valor contabilístico, em média 42% superior às
restantes 90 com um modelo de gestão pouco criterioso e rigoroso em termos
ambientais e sociais.
Como Benjamin Franklin, famoso político e embaixador
americano da era do Iluminismo, tão assertivamente, uma vez disse: “Vocês podem
adiar as medidas importantes a implementar, mas o tempo não vai adiar, e tempo
perdido nunca é encontrado novamente.” Nos dias que correm temos uma
oportunidade única para mudar as rotinas, optando por uma gestão mais
sustentável, mais amiga do ambiente e do ser humano.
À medida que enfrentamos um ponto de inflexão na economia
global e a nível ambiental, o imperativo para a mudança nunca foi tão grande.
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